Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

RENATO PEREIRA

ACHA ISTO JUSTO?


SÃO AS MIGALHAS,
OS SACRIFICIOS,
OS AFORROS
E AS POUPANÇAS
DOS POBRES,
que fazem as FORTUNAS dos Banqueiros...

EM ÉPOCA DE CRISE,
sempre são sacrificados os pobres poupados
em beneficio dos ricos afortunados…
POR ISSO
BAIXEM OS PREÇOS

BAIXEM OS PREÇOSWebfetti.com
http://baixemosprecos.blogspot.com









portal dos sites

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O JORNALISTA DEVE

ARGIVAI PRESS/renato gomes pereira

O JORNALISTA DEVE :

1- Relatar os factos com RIGOR e EXACTIDÃO e interpretá-los com HONESTIDADE.

a)Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso.

b) A distinção entre NOTÍCIA e OPINIÃO deve ficar bem clara aos olhos do público

2- Combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3- Lutar contra as restrições no acesso às FONTES DE INFORMAÇÃO e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito a informar . É OBRIGAÇÃO DO JORNALISTA DIVULGAR OFENSAS A ESTES DIREITOS…

4- Utilizar meios legais para obter informações ,imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A IDENTIFICAÇÃO COMO JORNALISTA É A REGRA E OUTROS PROCESSOS SÓ PODEM JUSTIFICAR-SE POR RAZÕES DE INCONTESTÁVEL INTERESSE PÚBLICO.

5- Assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. E recusar actos que violentem a sua consciência.

6- Usar como critério fundamental a IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES. Não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar par canalizar informações falsas. As Opiniões devem ser sempre Atribuídas…

7- Salvaguardar a PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA dos arguidos até que a sentença transite em julgado. Não deve identificar , directa ou indirectamente, as vitimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade , assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor…

8- Rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da COR, RAÇA, CREDOS,NACIONALIDADE ou SEXO…

9- Respeitar a privacidade dos cidadãos, excepto quando estiver em causa o INTERESSE PÚBLICO, ou a conduta do individuo contradiga manifestamente valores e princípios que publicamente defende. O Jornalista obriga-se antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas…

10- Recusar funções, tarefas e benefícios susceptiveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. E não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.

(adaptação do Código Deontológico do Jornalistaaprovado a 04.05.1993)

Sem comentários:

Siga por correio electrónico

junte-se a nós...

Seguidores